14 de setembro de 2011

GOOD2KNOW! - DIETA & CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

GOOD2KNOW! - DIETA & CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS

 A bebida  alcoólica é uma das substâncias lícitas mais utilizadas pela humanidade, obtida por fermentação ou destilação da glicose presente em cereais, raízes e frutas. Quando consumida moderadamente, desencadeia efeitos de euforia e animação; e apresenta para a saúde benefícios cardiovasculares, como o aumento da HDL-c, o colesterol BOM, e atividade antioxidante no organismo. 
O seu consumo é medido por doses, cada qual equivalente a 14 gramas de álcool. 
Para obter as doses-equivalentes de uma determinada bebida, é preciso multiplicar a quantidade da mesma por sua concentração alcoólica. Tem-se, assim, a quantidade absoluta de álcool da bebida. Em seguida, é feita a conversão = 1 dose para cada 14g de álcool da bebida:

Bebida
Volume
Teor alcoólico
Quanti. de álcool (volume x teor alcoólico)
Gramas de álcool
(volume de álcool x 0,8*)
DOSE
(14g)
Vinho tinto
150 mL
12%
18 mL
14,4g
1
1 lata de Cerveja
350 mL
5%
17,5 mL
14g
1
Destilada
40 mL
40%
16 mL
12,8g
1
(*) A quantidade de álccol em gramas é obtida a partir da multiplicação do volume de álcool contido  na bebida pela densidade do álcool (d=0,8).
O consumo máximo recomendado de bebidas alcoólicas que representa menores riscos de desenvolvimento de problemas de saúde é diferenciado por gênero:
Homens = 14 doses semanais
Mulheres = 7 doses semanais

*Lembrando que o consumo precisa ser MODERADO, portanto recomenda-se distribuir as doses ao longo da semana ao invés de acumular em consumos abusivos, por exemplo, aos finais de semana.

Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein; disponível em: http://apps.einstein.br/alcooledrogas/novosite/drogas_alcool.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário