1 de fevereiro de 2012

GOOD2KNOW! - OLEAGINOSAS: FRUTINHAS DA SAÚDE!

GOOD2KNOW! FRUTINHAS OLEAGINOSAS PARA O CÉREBRO!

          Comer frutas oleaginosas faz bem para o funcionamento do cérebro. No entanto, nem todas as oleaginosas possuem a mesma composição de nutrientes benéficos. Há, na realidade, uma grande variação dos benefícios que cada uma faz à saúde:
  • NOZES é a oleaginosa NÚMERO UM para o cérebro. Possuem alta concentração de DHA, um ácido graxo Omega-3. Dentre outras funções, o DHA protege o cérebro de recém-nascidos, melhora a capacidade congnitiva em adultos e previne o declínio cognitivio relacionado à idade. Além disso, as nozes contribuem de forma direta para redução da pressão arterial em indivíduos hipertensos. Cerca de 1/4 de xícara de Nozes fornece aproximadamente 100% da dose diária recomendada de DHA.
  • AMÊNDOAS e CASTANHAS são di]uas das mais concentradas fontes de vitamina E, cuja ingestão associa-se à redução do declínio cognitivo relacionada a idade. Em um estudo, participantes que receberam vitamin E tiveram uma melhora estatisticamente sifnificativa em medidas de memória e comunicação verbal, enquanto participantes que receberam placebo não. Cerca de 1/4 de xícara de Amêndoas ou Castanhas contém 50% da RDA para vitamina E.
  • AMENDOINS não foram, até o momento, estudados com tanta ênfase na saúde do cérebro, no entantohá uma boa razão para se acreditar que são capazes de beneficiar as funções cerebrais. Amendoins são ricos em Niacina (1/2 xícara oferece cerca de 50% do RDA para esta vitamina). uma vitamina cuja deficência está altamente relacionada ao défict cognitivo e Alzheimer.Alguns estudos, ainda sugerem que o consumo frequente e moderado de amendoins é capaz de amenizar ossintomas da doença de Parkinson.
           Há somente um adendo: as oleaginosas são frutinhas bem calóricas, e portanto o seu consumo, quando não moderado, pode predispor ao aumento de peso. Embora que de forma interessante, alguns estudos tenham demonstrado que pessoas que frequentemente consomem oleaginosas tenham menor peso corporal do que pessoas que não consumem as "nuts". Uma dica plausível, seria incluir nos pequenos lanches entre as refeições principais, 6 a 10 unidade de Amêndoas torradas ou 2 unidades de Castanha do pará ou 20 unidade de Amendoins pelados ou 5 Castannhas de caju a fim de estabilizar o apetite e beneficiar seu cérebro, em especial, as funções cognitivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário