4 de junho de 2013

Good2Read! - ENGRENANDO O METABOLISMO







ENGRENANDO O METABOLISMO

Metabolismo é a cadeia de reações químicas responsáveis pelas atividades básicas do corpo, como respirar, contrair o coração, promover a circulação e o funcionamento dos órgãos e tecidos, gerar movimento, digerir os alimentos e uma série de outras atividades, incluindo o manejo das calorias que acumulamos e gastamos por dia em nosso corpo.
Cada indivíduo possui um metabolismo composto por uma complexa rede de hormônios e enzimas que trabalham juntos para converter os alimentos que ingerimos em energia, que deverá ser utilizada ou estocada em nosso corpo. E cada um apresenta diferentes velocidades para queimar as calorias que entram em nosso corpo. É aí que entra a tendência individual e intransferível para ganhar ou perder peso. 
E são diversos os fatores que influenciam nessa tendência, sejam fatores genéticos, que são mais difíceis de serem controlados, ou fatores ambientais, ligados ao estilo de vida.
Portanto, o indivíduo cujo metabolismo é lento apresenta a forte tendência de acumular energia no corpo na forma de gordura ao invés de gastar essa energia.

E O QUE NORMALMENTE PODE ATIVAR O METABOLISMO?
A maneira mais eficiente para acelerar o metabolismo é trabalhar as principais variáveis de estilo de vida que influenciam a taxa metabólica e auxiliam nos resultados de controle do peso corporal.
A principal e mais efetiva dica é combater o sedentarismo e realizar atividades físicas regulares. Tanto atividades para aumentar o gasto calórico do dia, com exercícios aeróbicos, tais quais caminhada, dança, natação, ciclismo, corrida e etc. Mas também exercícios que promovam o aumento de massa muscular no corpo, como a musculação, pois quanto mais músculos no corpo, maior a taxa metabólica e maior a queima de gordura estocada. Saiba que cada quilo de músculo queima cerca de 80 calorias por dia, enquanto que cada quilo de gordura incinera apenas 4,5 calorias diariamente. Portanto, MOVIMENTE-SE!
Comer mais vezes ao dia, menor quantidade de alimentos e calorias a cada vez sabidamente também é capaz de incrementar o metabolismo e queimar calorias de forma mais eficiente. O maior erro alimentar é achar que para perder peso o indivíduo precisa “fechar a boca” e ficar horas sem alimentar-se. Ao contrário, este comportamento desacelera o metabolismo como efeito rebote para compensar todo tempo em que ficou sem receber energia. Assim, comer pequenos lanches entre as refeições principais previne episódios de compulsão alimentar e facilita a redução de gordura corporal. 
Quanto aos tipos de alimentos, não existem evidências científicas que comprovem o efeito específico sobre o aumento significativo do metabolismo. A pimenta, por exemplo, é capaz sim de acelerar a taxa metabólica em até 20%, mas somente nos 30 minutos subsequentes a sua ingestão. Já o chá verde e a cafeína, amplamente utilizados como agentes para queima de gordura, são capazes de aumentar apenas 4% da taxa metabólica basal diária.  
Assim, sem grandes segredos, a melhor solução termogênica para incrementar o metabolismo é adotar a prática regular de exercícios físicos e aumentar a massa muscular corporal, ingerir refeições menos volumosas e menos calóricas e não permanecer tempo superior a 3 horas sem alimentar-se. E muito importante ainda é dormir bem para relaxar a mente e o corpo, repor as energias e promover a liberação adequada dos diversos hormônios ligados ao controle metabólico.

COMO DESCOBRIR O QUE ATIVA O SEU METABOLISMO?
A melhor maneira de descobrir o que ativa o seu metabolismo é testando. Identifique qual prática esportiva melhor se encaixa com seu estilo, seus horários e afazeres. Teste se não há nenhuma intolerância nem alergia alimentar que esteja perturbando sua digestão. Registre seu consumo alimentar para ter noção de como melhorá-lo. Se necessário, consulte uma nutricionista para adequá-lo Teste valores de hormônios ligados ao controle de peso, como os relacionados ao funcionamento da tireóide, da glicemia e os hormônios sexuais. Identifique seu nível de estresse do dia e busque táticas para aliviar a tensão. E por fim, teste sua qualidade de sono e não deixe de repor as energias. Independente do que esteja desacelerando seu metabolismo, saiba que o equilíbrio do corpo com a alma é fundamental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário